Viver

Guia para as 1001 Portas do Festival A Porta

19 jun 2018 00:00

Instalações, poesia, performances, teatro, ilustração e muito mais.

guia-para-as-1001-portas-do-festival-a-porta-8822

Duas propostas a descobrir no programa 1001 Portas do festival A Porta, no próximo sábado, 23 de Junho, em Leiria: pole dance entre as 16 e as 19 horas na loja Garagem, na Rua Miguel Bombarda, e um percurso que cruza teatro, dança e poesia, o Passeio das Artes, entre a Praça Rodrigues Lobo e a Casa Plástica, com saída às 14 horas e dinamização pelo Nariz Teatro de Grupo, grupo Danças de Segunda da associação ***Asteriscos, Pedro Sousa e Silva, Maria Rosário Oliveira, Júlia Rodrigues, Carla Veríssimo e Sílvia Tavares. 

Os primeiros momentos com o selo 1001 Portas estão agendados para as 14 horas. Na Rua Direita, há pintura na fachada pelo artista plástico Frio, instalações de Sílvia Bernardino, Vangorda e Ana Ramos e abre a exposição de fotografia de Carolina Sepúlveda. Outras instalações decorrem no Palco Larguinho (Porta Praia, por Luís Lacerda) e no Centro Cívico (Jardim do Eça, por Gunali e Funcho), enquanto o colectivo formado por Maurício Hilgert, Felipe Fernandes, Micka da Snipa, Vitor Cordeiro e Raw Life intervém no túnel da Rua D. António da Costa.

Até ao final do dia 23, sempre na Rua Direita e transversais, as 1001 Portas deixam entrar a poesia, a dança, a performance, o teatro e a ilustração, entre outras actividades, que decorrem até cerca das 19 horas.

Destaque para a performance Guardiões da Memória, pelo Agrupamento de Escolas de Marrazes, num projecto com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que acontece na Praça Rodrigues Lobo, às 14:30 horas, e para a exposição colectiva dos alunos do curso de Ilustração para os Novo Media da Etic. 

Quem quiser jogar uma partida de xadrez gigante, pode fazê-lo a partir das 15 horas, numa iniciativa do Instituto Educativo do Juncal.

Por estas 1001 Portas também passam o Bicharoco Articulado do Instituto Educativo do Juncal, o Impulso 3 de Pedro Oliveira, do Nariz Teatro de Grupo, as várias performances da Manipulartes, a poesia dançada de Cláudia Jerónimo e a Freedom Route do Grupo da Amnistia Internacional de Leiria.

No domingo, 24 de Junho, as 1001 Portas mudam-se para o Parque do Avião. A não perder a apresentação musical da Giro_questra para assinalar o Dia Nacional das Comunidades Ciganas, um projecto da InPulsar e do Orfeão de Leiria, nem a exposição photovoice A família, pela Amitei com o projecto Redes na Quinta, também da InPulsar.

Ainda no domingo, há skate para invisuais pela Lei Sk8 School com a Acapo, uma cãominhada promovida pela Desprotegidos, Joellettes e outras andanças (caminhada e corrida acessível a pessoas de mobilidade reduzida, com o NEL), passeios de caiaque no rio Lis e stand up paddle.

Outras actividades 1001 Portas no Parque do Avião: Barba e Cabelo, A la Carte do Chef Gato e Sussurro em Concerto pela Cia. Bipolar.