Sociedade

Grupo GPS coloca cinco colégios em lay off

21 jul 2016 00:00

O grupo GPS vai reduzir o horário e o vencimento a mais de 70 professores e funcionários de duas escolas do distrito. Segundo o Sindicato dos Professores da Região Centro, o lay off foi apresentado ainda em mais três colégios do grupo.

grupo-gps-coloca-cinco-colegios-em-lay-off-4655

O grupo GPS enviou uma carta a 27 professores do Instituto D. João V, no Louriçal, Pombal, a informar que os seus salários seriam reduzidos, no próximo ano lectivo, na sequência da diminuição dos horários em alguns grupos disciplinares. O motivo invocado prende- se com o corte de turmas financiadas pelo Estado. Contudo, esta situação não se aplica a esta escola.

Vítor Juvenal Gomes, professor de Português/Francês e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), não vai aceitar esta proposta, por não lhe reconhecer legitimidade. “O objectivo é reduzir o salário dos professores, fazendo um encaixe financeiro que poderá permitir, dentro de um ano, pagar uma série de indemnizações de mais de 50 mil euros”, afirma. “A escola está a despedir pessoas desde 2010. Éramos 133 e, hoje, somos pouco mais do que 40.”

O professor de Português/Francês acredita que os 27 docentes notificados foram escolhidos por terem mais de 19 anos de casa, ou seja, vencimentos mais elevados, e que acabarão por ser substituídos por docentes mais novos, contratados em condições mais favoráveis para o estabelecimento de ensino. “O corte salarial é de cerca de 30%”, revela.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.