Economia

Grupo E&T vendido a empresa de private equity

13 out 2017 00:00

Atena Equity Partners pretende adquirir mais empresas de moldes e plásticos na Marinha Grande

grupo-et-vendido-a-empresa-de-private-equity-7329
Raquel de Sousa Silva

Os sócios do Grupo E&T – Engineering and Tooling venderam as suas participações à Atena Equity Partners. Esta sexta-feira à tarde, em conferência de imprensa, os empresários admitiram algum cansaço e “dúvidas quanto à sucessão” como motivos que os levaram a alienar as empresas da Marinha Grande, não escondendo também que o negócio “é agradável”. A escritura será assinada nos próximos dias.

Para já, os três sócios – António Ventura, António Mendes e Pedro Sousa – vão continuar a assegurar a gestão diária do grupo da Marinha Grande que se dedica à engenharia, desenvolvimento, produção e exportação de moldes de injecção para a indústria de plásticos. Garantem, portanto, que “não vai haver sobressaltos e que tudo se vai manter estável”. Composto pelas empresas AFR Moldes (produção) e E&T Plastics (centro de ensaio de moldes e produção de pré-séries), o grupo factura cerca de 13 milhões de euros e emprega 64 pessoas.

Na conferência de imprensa, João Rodrigo Santos, presidente do Conselho de Administração da Atena, explicou que o objectivo desta empresa é contribuir para o desenvolvimento de empresas nacionais e admitiu que esta olha há muitos anos para o sector dos moldes “com atenção”, por ser em Portugal “único do ponto de vista das competências” que apresenta, mas cujas empresas, embora “muito boas”, são ainda, na maioria “pequenas e familiares” e, por isso, susceptíveis de investimento por parte da Atena.

A empresa de Lisboa está a estudar a aquisição de um total de dez unidades de moldes e plásticos “técnica e tecnologicamente avançadas e com uma situação financeira boa”, em Portugal e no estrangeiro e, admitiu aquele responsável, dentro de dias deverá ser anunciada a compra de uma terceira empresa na Marinha Grande.