Opinião

Gramática da Fantasia

15 mar 2018 00:00

Quem ousa acolher um bom livro para a infância, corre o sério risco de ficar contaminado com o vírus da alegria.

Nisto, creio eu e a livraria mais bonita da cidade, que o estampa com primor nos maravilhosos embrulhos, que deleitam quem oferece e quem recebe.

Além da maleita da alegria, eu acrescento que ficará também “doente” com o vírus da imaginação sem limites da avidez e curiosidade aguçada.

E, livros indutores de sorrisos, há-os nas melhores bibliotecas, livrarias e nas mãos de quem se atreve a dar asas à imaginação e a fugir da norma e do convencional.

Acredito que o gosto pela leitura, pela escrita e os bons hábitos inerentes, tal como a criatividade, se ensinam e se aprendem, e que podem ser transmitidos em pequenas ou grandes doses, consoante a performance dos seus mediadores ou facilitadores, na medida do prazer que estes injectam na leitura, sejam eles os pais e as mães, na hora do mimo em torno do livro, os professores “vivos” e motivados ou os responsáveis dos espaços públicos afetos ao livro e às bibliotecas, que transformam a hora da leitura num momento aprazível e necessário.

É importante criar no (futuro) leitor desejos, expectativa e o “conta outra história, por favor!!!” Os livros são experiências transformadoras, desde tenra idade, desde o dia zero, na barriga das mães.

As crianças gostam de ouvir ler, de imaginar e de ler nas ilustrações a história que a sua imaginação permitir. Gostam de tocar, de experimentar e, no caso dos mais novos, até de morder e comer.

Nesta sedução e motivação para a leitura, é importante permitir à criança presenciar situações onde os seus modelos leiam, seja em casa, no carro, na escola ou na praia, mas é também fundamental que os livros adequados à sua idade, e outros, sejam deixados em locais acessíveis e, por vezes mesmo, inusitados, por forma a facilitar o seu acesso.

É importante deixá-las sentir o contacto com os livros, e manuseá-los como objetos brinquedo, sentir-lhes o cheiro e textura, para que os leiam antes de ler.

A partir de hoje, e uma vez por mês, desafiada pelo JORNAL DE LEIRIA, prometo voltar aqui a desafiar-me e desafiar-vos na partilha de ideias, reflexões, sugestões de livros e autores, e todos os vírus bons que nos possam contagiar com o bicho dos livros.

Enviem-me também as vossas opiniões e sugestões ou assuntos que gostariam de ver aqui tratados. Até breve!

*animadora cultural