Economia

Gap year: dar um passo atrás para ganhar balanço para mais dois ou três

27 mar 2016 00:00

Concurso atribui bolsas para voluntariado ou estágios profissionais

gap-year-dar-um-passo-atras-para-ganhar-balanco-para-mais-dois-ou-tres-3532
Daniela Franco Sousa

Entrar sem certezas na primeira licenciatura em que se é colocado e verificar um ano depois que se perdeu tempo e dinheiro por falta de reflexão ou de maturidade.

Esta é uma realidade que muitos estudantes e suas famílias conhece mbem.

Mas não foi de certo a realidade de Lucas Velho, de Leiria, nem de outros estudantes que, como ele, tenham apostado num gap year como forma de arrumar ideias e adquirir experiência antes de avançar para o curso superior.

E o que é isso do gap year?

Em Portugal o gap year (ano sabático) não é muito comum, mas é prática habitual noutros países europeus e nos Estados Unidos.

Trata- -se de optar por fazer uma pausa depois do ensino secundário, antes de concorrer ao ensino superior, um tempo que é utilizado pelos estudantes para viajar, fazer voluntariado ou estágios, de forma a ficarem melhor preparados para escolher e frequentar a licenciatura.

Lucas Velho, 21 anos, actualmente aluno de Direito, em Lisboa, em nada se arrepende de ter escolhido parar um ano antes de se candidatar à faculdade.

Quando terminou o ensino secundário, Lucas estava inclinado para seguir Ciência Política, mas pouco convencido em relação à empregabilidade daquela licenciatura.

Convenceu então os pais de que o melhor seria parar antes de avançar de imediato para a faculdade e procurou alternativas.

Terminadas as férias de Verão, ainda tentou que a alternativa aos estudos...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo