Economia

Frutalvor investe 2,5 milhões de euros para duplicar capacidade de frio

28 mar 2016 00:00

Organização de produtores exporta 60% da produção

frutalvor-investe-25-milhoes-de-euros-para-duplicar-capacidade-de-frio-3518
Raquel de Sousa Silva

Está executado em 80% o investimento de 2,5 milhões de euros que a Frutalvor iniciou há um ano e que lhe permite duplicar a sua capacidade de armazenamento de fruta em frio.

A organização de produtores de Caldas da Rainha passará assim a dispor de espaço para dez mil toneladas, em vez das cinco mil que tinha até agora.

Carla Simões diz que a aposta da empresa tem sido sempre crescer de forma “muito consciente e ponderada”.

Tem sido assim no que toca à produção, com a plantação de novos pomares, e também no que se refere à capacidade de frio.

“De há três anos para cá estávamos a crescer muito na produção, pelo que sentíamos necessidade de recorrer ao aluguer de frio, situação que não é a ideal, porque nos obriga a transportar a fruta de um lado para o outro e porque não controlamos tão bem a qualidade do frio”, explica a directora-geral.

Visto que os aumentos da capacidade de frio “têm os seustimings para serem rentáveis”, a Frutalvor candidatou o investimento aos apoios disponíveis em Janeiro do ano passado e iniciou as obras em Março.

A parte mais importante do investimento está operacional desde Agosto, mas falta concluir alguns aspectos, como por exemplo a componente energética, “o que acontecerá assim que for assinado o termo de aceitação do projecto”.

Com este investimento, a empresa instalou capacidade para conservar cinco mil toneladas de fruta em frio de atmosfera controlada dinâmica, o que lhe dá maior flexibilidade na conservação da pêra rocha.

“Atravessamos tempos muito incertos em termos de vendas e precisamos de conservar fruta mais e menos verde, para mercados mais e menos longínquos”, explica Carla Simões. ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo