Sociedade

Freguesias do distrito de Leiria exigem electrificação da linha do Oeste

27 jul 2018 00:00

Autarcas enviaram moção ao Presidente da República e primeiro-ministro

freguesias-do-distrito-de-leiria-exigem-electrificacao-da-linha-do-oeste-9006

A Delegação Distrital de Leiria da ANAFRE [Associação Nacional de Freguesias] aprovou uma moção a exigir a electrificaçao da linha do Oeste e a sua urgente modernização.

No documento aprovado, na reunião de 25 de Julho, os autarcas salientam que “do que é conhecido do plano estratégico, a operação é economicamente viável”.

“É inquestionável que a modernização e electrificação da linha do Oeste é estratégica e contribuirá decisivamente para o desenvolvimento económico das nossas freguesias, do concelho, da região e do País, quer no transporte de passageiros quer no de mercadorias”, referem.

Os presidentes de junta exigem que se encontre, “no curto prazo, uma solução rápida para acabar com as supressões e manter os comboios na linha do Oeste em funcionamento”, que seja lançado o concurso público para a “compra de novo e moderno material circulante” e que se acelere o “concurso público internacional para modernização do troço Meleças – Caldas da Rainha”, assim como do troço Caldas da Rainha – Louriçal”.

Os autarcas acreditam que uma melhor linha ferroviária “trará um enorme retorno com impacto brutal ao nível do turismo e empresarial”.

“O distrito é atravessado por uma linha férrea que tem vindo a perder o seu carácter estrutural devido à falta de investimento. A linha do Oeste é hoje uma linha obsoleta, com sistemas de exploração antigos, dependentes unicamente de meios humanos, sendo estes os responsáveis únicos pela segurança dos passageiros."

No que diz respeito ao material circulante, "operam automotoras diesel com mais de 50 anos e que já ultrapassaram há muito o seu período de vida útil". "Por esse motivo são constantes os atrasos e as supressões de comboios porque a frota está envelhecida e fica frequentemente imobilizada nas oficinas”, salienta o documento.

A moção será entregue, entre outros, ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministro do Planeamento e das Infraestruturas e aos grupos parlamentares da Assembleia da República.