Opinião

Formação: essencial para liderar

7 mar 2017 00:00

Um dos principais entraves ao desenvolvimento do país são as baixas qualificações dos empresários e gestores portugueses.

De salientar que a maioria dos empresários tem qualificações mais baixas que os seus próprios colaboradores. De acordo com o INE, menos de 20% dos empresários tem o ensino secundário concluído, na União Europeia são mais de 70%.

A percentagem de empresários com formação superior é de apenas 9% em Portugal e mais de 30% na União Europeia. Os números são claros: temos empresários com baixas qualificações.

Sem formação nas áreas da gestão de recursos humanos, marketing, estratégia e línguas estrangeiras, como o inglês, não é possível às empresas nacionais serem competitivas no mercado global.

Saber liderar num mundo hipercompetitivo exige formação superior, não basta serem técnicos excecionais, têm de ter a capacidade de interpretar as mudanças e retirar delas o melhor proveito possível para a organização que lideram.

Um líder hoje deve saber desenvolver a visão, ter pensamento estratégico, saber comunicar, motivar, ter habilidade para unir pessoas, capacidade de adaptação, disciplina, capacidade de se relacionar e de inspirar os seus colaboradores.

*Professor e investigador

Texto escrito de acordo com a nova ortografia.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.