Opinião

Foco, foco gente!!

15 nov 2018 00:00

Extorsão da vida pessoal dos assalariados, morte do respeito pelo outro, roubo do legítimo direito a uma vida decente?

Nos muitos mundos que não se tocam, há em Portugal uma falta de foco inexplicável. Despachando já o enorme, inultrapassável, agoniante e hegemónico futebol, basta lembrar que do desporto nascido em Inglaterra no século XIX, até ao lençol interminável de comentadores nas televisões a discorrer sobre o dente do pente que ficou esquecido atrás da porta de uma pensão barata algures, se perdeu o que afinal interessa: o desporto, a competição justa e a superação pessoal.

Passando à política – a nobre arte de imprimir uma certa visão do mundo – onde terá ela morrido, enquanto ideal, para dar lugar à guerrilha, tantas vezes baixa, tantas vezes torpe, tantas vezes inútil?

Chegados ao mundo do trabalho, onde está a dignidade, o respeito, a certeza de que precisamos uns dos outros, para passar ao modo extorsão? Extorsão da vida pessoal dos assalariados, morte do respeito pelo outro, roubo do legítimo direito a uma vida decente?

No que toca à Nação – exceptuando Timor e o futebol que nos une – quando nos esquecemos de que somos um povo, uma História, um devir? Que nos une um fio longo de episódios grandiosos e menos bons, um território pequeno mas diverso, uma localização e clima únicos no mundo, uma língua poderosa, disseminada e esperançosa, um património de incalculável valor – na arte, na ciência, na capacidade singela de sermos acolhedores, latinos, simples e capazes?

Quando foi que perdemos o fio essencial da funç&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ