Sociedade

Festas medievais, pistas de gelo e o fim da originalidade anunciada

14 abr 2018 00:00

As autarquias tendem a replicar nos seus concelhos os eventos que tiveram êxito nos municípios vizinhos. Mas serão os milhentos festivais medievais, vias sacras e aldeias de Natal uma mais-valia para o território?

festas-medievais-pistas-de-gelo-e-o-fim-da-originalidade-anunciada-8492
Daniela Franco Sousa

Quando se candidatou à presidência da Câmara de Óbidos, em 2001, Telmo Faria propunha fazer do concelho muito mais do que um local de passagem de turistas durante o Verão.

Em três mandatos, o autarca desenhou um plano estratégico de desenvolvimento para Óbidos e enraizou vários eventos originais, que depressa se tornaram marcas indissociáveis da vila, com capacidade para captar o interesse dos forasteiros durante todo o ano. São disso exemplo o Mercado Medieval de Óbidos, o Festival Internacional de Chocolate ou o ÓbidosVila Natal.

Em poucos anos, o sucesso destas iniciativas foi cobiçado por municípios de toda a região de Leiria, onde passaram a replicar-se inúmeros eventos do género. Assim, acusam os especialistas ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA, embora o nosso território seja rico em conteúdos diferentes, capazes de suscitar interesse dos turistas, as iniciativas de cada município reflectem regra geral, a falta de originalidade dos seus agentes.

Entre os eventos mais replicados na região de Leiria contam-se, por exemplo, as festas de temática medieval. E vejamos alguns casos: Leiria Medieval, uma iniciativa de recriação histórica que junta mercadores, artesãos e místicos pela cidade; Aljubarrota Medieval, onde além da recriação da mítica batalha há espaço para mostras de armas, animação no mercado, tavernas e torneios de falcoaria; também o Mercado Medieval de Pombal, que leva ao castelo espectáculos de fogo, trovas, música moçárabe e demonstrações de of&iac

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ