Viver

Fernando Pina, o antigo bancário que se dedica à história da Marinha Grande

27 nov 2016 00:00

Dividido entre as contas e a investigação genealógica

fernando-pina-o-antigo-bancario-que-se-dedica-a-historia-da-marinha-grande-5456
Daniela Franco Sousa

Dedicou grande parte da sua vida à actividade bancária. Mas nos últimos anos descobriu uma paixão adicional: a investigação genealógica, através da qual tem descoberto várias facetas de figuras marcantes da história da Marinha Grande.

Fernando Eduardo Guerra Pina nasceu a 14 de Março de 1955 na Marinha Grande. Filho único, de um funcionário da Ivima e de uma doméstica, Fernando teve possibilidade de estudar até ao 5.º ano de escolaridade (equivalente ao actual 9.º ano), tendo concluído o curso comercial na Escola Industrial e Comercial da Marinha Grande. História, Geografia e Contabilidade foram desde cedo as suas disciplinas de eleição.

Terminado o curso, e porque a área da banca já o atraía, o jovem resolve candidatar-se para trabalhar nas instituições bancárias da cidade. No entanto, como não tinha cumprido o serviço militar, não foi admitido.

Fernando teve então oportunidade de exercer num escritório de contabilidade, onde não tinha remuneração, mas podia adquirir experiência.

No início dos anos 70, desafiado por um amigo, e uma vez que tinha de cumprir serviço militar, decidiu candidatar- se, como voluntário, à carreira militar na Armada Portuguesa. Foi admitido e assentou praça em 1973.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo