Saúde

Farmácia Hospitalar de Caldas da Rainha suspensa pelo Infarmed

28 out 2016 00:00

Em causa situações irregulares no manuseamento de medicamentos oncológicos

farmacia-hospitalar-de-caldas-da-rainha-suspensa-pelo-infarmed-5298

Após vistoria do Infarmed, quatro farmácias hospitalares viram a sua actividade suspensa. Em causa estão as de Caldas da Rainha, Beja, Aveiro e Hospital da Luz, em Lisboa, avança hoje o Jornal de Notícias.

Foram visitados 26 hospitais e nestes quatro foram detectadas situações irregulares no manuseamento de medicamentos oncológicos. Problemas com equipamentos e regras que não estavam a ser cumpridas puseram em causa a segurança dos profissionais de saúde.

A farmácia do Hospital das Caldas da Rainha foi a primeira a ser suspensa, depois de, ainda em Abril, o Infarmed ter detectado problemas com equipamentos que evitam a contaminação de amostras e ter verificado que alguns requisitos técnicos não estavam a ser cumpridos.

A Autoridade Nacional do Medicamento concluiu que podia haver riscos para os profissionais e decidiu suspender a farmácia. Os seis doentes que estavam a ser tratados neste hospital foram encaminhados para Torres Vedras, mas o administrador do Centro Hospitalar do Oeste explicou que uns meses depois voltaram a ser tratados nas Caldas da Rainha.

Depois de uma inspecção em Maio, também a farmácia do Hospital de Beja suspendeu a actividade, e em Junho foi a vez do Hospital de Aveiro. O Hospital da Luz, o único privado deste grupo de quatro hospitais, suspendeu a sua actividade em Setembro.