Sociedade

Faleceu o nazareno pioneiro da emigração portuguesa para o Canadá

3 set 2016 00:00

António Sousa foi um dos 218 primeiros portugueses a fixar-se no país.

faleceu-o-nazareno-pioneiro-da-emigracao-portuguesa-para-o-canada-4918
Maria Anabela Silva

Foi a 13 de Maio de 1953 que António Sousa desembarcou no porto de Halifax, no Canadá. Natural da Nazaré, chegou a bordo do navio Saturnia.

Com ele, aportaram mais 217 portugueses, ao abrigo de um acordo entre os governos dos dois países, que ficaram conhecidos como os “pioneiros da emigração oficial” portuguesa para o Canadá.

Pai do actual ministro das Finanças de Ontário, António Sousa faleceu na madrugada de segunda- feira, vítima de doença prolongada. António Sousa tinha 28 anos quando partiu à aventura.

“Corajosamente, fugiu à opressão em busca de melhores oportunidades. Foi forçado a deixar para trás a sua esposa e o seu filho José Júlio, que ficaram na vila piscatória da Nazaré, para escapar às garras de um regime autoritário”, recorda o filho Charles Sousa na sua página do facebook, onde anuncia o falecimento do pai, aos 91 anos.

Morreu, de “forma tranquila”, mas “o seu espírito alegre continua e incentiva-nos a viver a vida ao máximo”, acrescenta o descendente de António Sousa, que na mensagem escrita no facebook não esquece aqueles que acompanharam o pai na viagem do Saturnia, referidose a eles como “almas corajosas”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo