Economia

Exportações de cutelaria do distrito valem 40% do total do País

13 ago 2018 00:00

Concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha concentram a produção do distrito, cujas exportações somaram no ano passado 48,6 milhões de euros

exportacoes-de-cutelaria-do-distrito-valem-40-do-total-do-pais-9085
Raquel de Sousa Silva

A produção de cutelaria na região das Caldas da Rainha “tem um marcado cunho histórico, reflectido nas vivências das suas gentes, e destaca-se nos dias de hoje pela sua produção industrial, reconhecida internacionalmente”. O sector vai estar em destaque nos dias 1 e 2 de Setembro, na segunda edição da Feira Internacional de Cutelaria Artesanal.

Durante dois dias, o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha vai acolher expositores de cinco países (Portugal, Espanha, França, Rússia e Brasil). A organização (Lombo do Ferreiro) pretende que este evento seja “um ponto de encontro entre produtores, fornecedores e aficionados pela arte da cutelaria, na troca de experiências, mostra de peças únicas e divulgação junto da população”.

A cutelaria é uma actividade com tradição e peso em Caldas da Rainha e Alcobaça, concelhos onde se concentra a maioria das empresas. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de cutelaria do distrito de Leiria somaram este ano (entre Janeiro e Maio) 8,3 milhões de euros, o que representa um peso de 38,3% do total nacional, que foi de 21,5 milhões de euros.

Em 2017, Portugal exportou 48,6 milhões de euros de cutelarias, 19,5 milhões dos quais assegurados pelo distrito de Leiria (40,2% do total). No ano anterior, as exportações de Leiria tinham sido de 17,9 milhões, num total de 46,2 milhões. No ano passado, os principais destinos das exportações de cutelarias do distrito foram a Alemanha (que comprou 4,4 milhões de euros destes artigos), o Canadá e a Fran&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ