Economia

Exportações da indústria de moldes atingiram 626 milhões em 2016

2 mar 2017 00:00

Sector tem registado “crescimento assinalável”, visível no aumento das exportações, que em 2016 passaram a barreira dos 600 milhões de euros

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Raquel de Sousa Silva

“Dinâmica, na vanguarda da tecnologia e da excelência, e que disponibiliza soluções inovadoras e integradas para o mercado global”. É assim a indústria de moldes e ferramentas especiais em Portugal, de acordo com a associação sectorial, que na semana passada divulgou alguns dos últimos dados disponíveis. Segundo a Cefamol, as exportações atingiram em 2016 os 626 milhões de euros, um crescimento na ordem dos 6% face ao ano anterior.

Para João Faustino, presidente da Associação Nacional da Indústria de Moldes, isto “é resultado do esforço” desta entidade e dos empresários. A actividade tem crescido, estando a indústria a receber mais encomendas, e durante o ano passado foram criados novos postos de trabalho.

Por outro lado, a indústria portuguesa de moldes tem procurado diversificar mercados – a associação tem promovido diversas missões para procurar oportunidades de negócio – e sectores. A indústria automóvel é responsável por mais de 70% da produção.

Segundo a associação, o sector dos moldes “tem registado um crescimento assinalável nos últimos cinco anos”, o que se tem traduzido no aumento do valor das exportações. Pela quinta vez consecutiva, este indicador atingiu “um valor recorde”, e em 2016 ultrapassou, “pela primeira vez na sua história, a barreira dos 600 milhões de euros”. Face a 2010, por exemplo, o montante das exportações do ano passado representa um crescimento de 92%.

Portugal é actualmente o terceiro maior produtor europeu e o oitavo a nível mundial. “Os empresários desta indústria cedo souberam associar-se e, em conjunto, procurar soluções para os seus problemas e carências. A Associação Nacional da Indústria de Moldes tem sido uma peça fundamental nesta estratégia de desenvolvimento, permitindo através dela analisar o sector e as tendências de evolução, identificar desafios e constrangimentos, mas também, em conjunto, definir metas, criar soluções e alcançar oportunidades”.

 

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