Saúde

Está a tentar deixar de fumar? Nós damos uma ajuda

14 jan 2016 00:00

Especialistas dão conselhos para ajudar a largar o tabaco, que, em Portugal, mata cerca de 11 mil pessoas por ano

esta-a-tentar-deixar-de-fumar-nos-damos-uma-ajuda-2821
Maria Anabela Silva

A cada início de ano, há sempre espaço para resoluções de Ano Novo. E, entre as principais, está o deixar de fumar. Se é o seu caso, este artigo é para si. Com o apoio vários especialistas, apresentamos alguns conselhos que o podem ajudar a deixar o vício do tabaco, que, em Portugal, mata, por ano, cerca de 11 mil pessoas, devido a cancro ou doenças respiratórias e do aparelho cardiovascular.

A força de vontade é a principal arma para quem quer largar o tabaco e o ideal é que essa motivação seja “pela positiva”. “Em vez de pensar 'nunca mais vou fumar', tem de pensar 'hoje vou respirar melhor, vou limpar o meu organismo e ter mais energia'. Ou seja, estabelecer atractivos. Muito mais do que evitamentos”, diz Vítor Rodrigues, psicólogo. Em declarações ao Expresso, este especialista defende ainda que “é preciso passar de um desejo emocional, mais ou menos vago, para um plano concreto e com pernas para andar”. Isso pode passar, por exemplo, pela marcação de uma consulta de cessação tabágica, disponível, de forma gratuita, em alguns centros de saúde. Em Leiria, por exemplo, a valência existe na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santiago e na sede do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral.

Manuel José Carvalho é o médico responsável pela consulta na USF de Santiago, em Marrazes, onde são seguidos, em médica, cerca de 100 utentes, sendo que “entre 30 a 40%” das pessoas que recorrem à consulta conseguem deixar de fumar. “Quando chegam aqui, vêm com uma motivação forte. Em muitos casos, um familiar próximo ou o próprio tiveram um grave problema de saúde associado ao tabaco. Mas também há casos de pessoas que já sofreram um enfarte ou têm bypass e que não conseguem mesmo deixar de fumar”, conta.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo