Viver

Esta sexta-feira, entre à borla no Castelo e no Museu de Leiria

6 out 2016 00:00

Amanhã, sexta-feira, dia 7 de Outubro, é assinalado o Dia Nacional dos Castelos e, em Leiria esta data será comemorada com entradas gratuitas no Castelo e no Museu de Leiria.

esta-sexta-feira-entre-a-borla-no-castelo-e-no-museu-de-leiria-5165

Também no âmbito desta comemoração, tem lugar no próximo sábado, dia 8, uma visita guiada ao Castelo de Leiria intitulada: Roteiro Castelo de Leiria: cinco milénios de história.

A iniciativa é gratuita e está aberta a todos aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da relevância histórica deste monumento emblemático para a cidade e para os leirienses.

Os espaços estarão abertos todos os dias, entre as 9:30 e 17:30 horas, sendo que o Roteiro Castelo de Leiria tem início marcado para as 10:30 horas.

As informações e  inscrições obrigatórias devem ser feitas até 7 de Outubro, pelo e-mail: museudeleiria@cm-leiria.pt ou pelo telefone 244 839 677

Comemorado no mês de Outubro desde 1984 o Dia Nacional dos Castelos tem como objectivo promover em todo o país iniciativas e actividades que visam a reflexão sobre o património fortificado.

Inicialmente assinalado no primeiro sábado do mês, passou oficialmente a ser comemorado a 7 de Outubro a partir de 2003.

Em Portugal existem centenas de castelos e fortes que são testemunhos da memória colectiva dos portugueses, sendo alguns reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade.