Sociedade

Espeleólogos da região viajam às entranhas de Timor-Leste

21 set 2018 00:00

espeleologos-da-regiao-viajam-as-entranhas-de-timor-leste-9265
Maria Anabela Silva

É uma viagem às entranhas de Timor-Leste. André Reis e Hélio Frade, espeleólogos de Ourém, integram a expedição portuguesa que, até ao próximo dia 6 de Outubro, estará naquele território para conhecer e explorar os segredos que o subsolo de Timor ainda tem por revelar.

A presente missão faz parte de um projecto mais vasto, iniciado em 2016, e ao qual se encontram associados Sofia Reboleira, bióloga natural de Caldas da Rainha actualmente ligada ao Museu de História Natural da Dinamarca, e vários espeleólogos do GPS - Grupo de Protecção de Sicó, uma das quatro associações de espeleologia portuguesas que dinamizam a iniciativa, contando com o apoio da Universidade Nacional de Timor-Leste e da Fundação Oriente.

Sérgio Medeiros, que esteve em Timor na primeira expedição, realizada em 2016, conta que o projecto Timor Subterrâneo é concretizar de uma ideia que começou a germinar na mente de alguns dos seus intervenientes em 1999, quando assistiram em Lisboa a uma apresentação sobre grutas do sudoeste asiático.

“Timor aparecia com muitos pontinhos vermelhos, que demonstravam o potencial espeleológico daquele território, ainda totalmente desconhecido.”

Mas só em 2015 é que ideia ganhou forma, quando Manuel Freire, do Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro (NEUA), lançou o desafio a mais três associações congéneres portuguesas para avançar com o projecto, que pretende fazer o inventário e cantografia das grutas de Timor-Leste e, ao mesmo tempo, melhorar o conhecimento do potencial hídrico do país.

“Um dos problemas de Timor é o abastecimento de água para consumo das populações, mas também para actividades agrícolas e pecuárias. O território tem um enorme potencial em termos de água subterrânea, que é fundamental preservar”, frisa Sérgio Medeiros.

É por isso que, a cada expedição, a equipa estabelece contactos estreitos com a população, mostrando imagens do que fazem e realizando acções de sensibilização a

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ