Saúde

Escola Superior de Saúde especializa estudantes em Enfermagem Forense

29 jan 2016 00:00

Curso pretende capacitar os formandos para actuar de forma adequada perante situações forenses

escola-superior-de-saude-especializa-estudantes-em-enfermagem-forense-2940

A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) realiza nos dias 1, 2 e 3 de Fevereiro, um curso breve em Enfermagem Forense, dirigido aos estudantes do 4.º ano da licenciatura em Enfermagem.  

“Este curso pretende capacitar os formandos para actuar de forma adequada perante situações forenses”, explica Maria dos Anjos Dixe, docente e investigadora da ESSLei, explicando que “com o aumento do crime e da violência, o enfermeiro deve adquirir e actualizar conhecimentos na área das ciências forenses, de forma a ter uma abordagem multidisciplinar”. 

Conceitos de enfermagem forense, situações e vestígios forenses, comunicação e documentação, e preservação de vestígios são algumas das áreas que serão abordadas nesta formação. “As temáticas do curso permitem aos enfermeiros dar um contributo fundamental para que a qualidade dos cuidados a prestar nesta área seja elevada, bem como possibilita que os seus registos e procedimentos tenham validade em tribunal”, acrescenta ainda a docente. 

Este curso de 24 horas de formação terá lugar no auditório da ESSLei/IPLeiria, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e será orientado pelo enfermeiro Gonçalo Ribeiro. No dia 3 de Fevereiro a formação inclui práticas simuladas, que consistem em recriar três situações clínicas, com as quais os enfermeiros se deparam frequentemente nos serviços de urgência.

Desta forma, os estudantes podem praticar a recolha e registo correcto de provas forenses.  “Os futuros profissionais de enfermagem que realizem este curso vão compreender o processo de vitimação em geral e as suas consequências, para um planeamento efetivo e eficaz das intervenções no atendimento e apoio de urgência às vítimas de crime violento, de forma a minorar as consequências do dano pós-traumático e até preveni-lo”, remata Maria dos Anjos Dixe.