Economia

Empresas mostram tendências e novidades para moldes e plásticos

9 nov 2017 00:00

Décima edição da Moldplás reúne quase 200 expositores e decorre até sábado na Exposalão, Batalha. São esperados 25 mil visitantes

empresas-mostram-tendencias-e-novidades-para-moldes-e-plasticos-7556
Raquel de Sousa Silva

Da recente impressora 3D da HP à empresa que, no local, produz e oferece aos visitantes um alguidar em plástico, são imensas as máquinas, equipamentos, tecnologias e soluções para os sectores dos moldes e plásticos em exposição em mais uma edição da Moldplás, que se prolonga até sábado na Exposalão, Batalha.

Começou a ser vendida em Maio, mas em Portugal existe apenas uma, que é a da 3D Ever. Falamos da nova impressora 3D da HP, representada no nosso País precisamente por aquela empresa da Marinha Grande. “Imprime mais rápido, mais barato, e com propriedades que permitem que a peça impressa substitua outras fabricadas de outra forma”, explicou ao JORNAL DE LEIRIA Inma Vásquez.

A responsável pela área de impressão 3D da marca diz que a própria impressora já incorpora peças fabricadas através desta tecnologia. Indústrias como as dos brinquedos, automóvel, e mesmo a dos moldes, são potenciais utilizadores desta impressora, refere. “É uma tecnologia relativamente nova, há um sem fim de utilizações possíveis, muitas das quais estarão ainda por descobrir”.

Este ano, Tebis, AM Tools, New Cut, Zoller, Cheto e FCS Systems estão juntas no mesmo stand na Moldplás. “Trabalhamos todos com a mesma indústria, os moldes, temos clientes comuns e boas relações, por isso decidimos partilhar o espaço”, conta Pedro Bernardo. O gerente da Tebis Portugal, com instalações na Marinha Grande, adianta que, desta forma, as marcas têm “maior visibilidade – o stand tem 280 metros quadrados – e menos custos”.

Mostrar tendências e novidades é o objectivo da maioria dos expositores, e é também isso que acontece no caso da Tebis, que aproveita a feira para apresentar o Proleis, um software para planeamento e controlo da produção unitária. “Abrange áreas que vão da logística ao chão de fábrica. É um produto realmente diferente”, explica Pedro Bernardo.

“Indústria que garante emprego”

Esta tarde, nos vários pavilhões da feira, era possível notar a presença de vários grupos de jovens, situação vista com agrado por alguns dos expositores ouvidos. “Faltam jovens, faltam profissionais especializados na indústria”, aponta Adriana Silva, da DNC Técnica, empresa de Leiria que actua, entre outras, nas áreas da assistência técnica e desenvolvimento customizado.

“É bom que os jovens venham à feira. Há uma lacuna muito grande na indústria de moldes, que está a crescer, e onde falta mão-de-obra”, diz igualmente o responsável da Tebis. “É uma indústria que garante emprego, tanto agora como no futuro, embora em áreas que poderão não ser exactamente as mesmas. Por exemplo, serão necessárias mais pessoas na engenharia e planeamento e menos a operar máquinas”.

“A visita dos jovens das escolas é muito importante. Os moldes e os plásticos são sectores onde há muito emprego”, considera José Frazão. O director-geral da Exposalão diz que a dinâmica destas duas actividades ficou patente na quantidade de pedidos de expositores que não foi possível satisfazer: 25% do total.

Também a Bruy Rubio está na Moldplás a apresentar algumas soluções novas para a indústria de moldes. Mas não só. “É uma oportunidade para um contacto mais próximo com os clientes, para conversar com eles num ambiente diferente”, refere Nelson Silva, sócio-gerente da empresa instalada na Marinha Grande.

Sediada em Lisboa, a Stockfer é outra das quase 200 empresas que marcam este ano presença na Moldplás. Divulgar o nome da empresa e os seus produtos, com vista ao aumento das vendas no futuro, é o objectivo da participação, referiu Luís Costa.

 

Seminários e workshops em várias áreas
Além da exposição de máquinas, equipamentos e tecnologias, que ocupa os 16 mil metros quadrados dos três pavilhões da Exposalão, a Moldplás inclui um diversificado programa de workshops e seminários, que teve início logo no primeiro dia da feira. Para amanhã, sexta-feira, estão agendados três: Benefícios da impressão 3D na produção (às 16 horas, organizado pela Codi); Novas abordagens na produção de moldes e tecnologias de moldação para produtos avançados (às 17 horas, organização da revista Toolmaker); Fórum Fluídos de maquinação de nova geração (às 18 horas, organização da Lubrilena); e Portugal 2020: incentivos à inovação e investigação, casos de estudo (às 18:30 horas, organização da Stream Value).