Opinião

Em italiano bêbedo: ANDIÁMO!

18 abr 2019 00:00

O inglês para turista ver todo atrapalhado pelo vinho e pela pronúncia italiana. Conseguiu abrir metade dos olhos para se apresentar: “Ai will bi your guide tudei.”

Chegou de cabeça baixa e mochila às costas, mas o peso nos ombros vinha de outro fardo. Na verdade, carregava quase sessenta anos de uma vida qualquer que em algum momento ou bifurcação a levou a fazer visitas guiadas ao Vaticano.

Da fé que teve ou que tem, nada sei. Mas dava para ver que já não esperava grandes revelações há muito tempo. Dos anos 60, trouxe os óculos da Janis Joplin e o Woodstock inteiro embebido na alma.

O inglês para turista ver todo atrapalhado pelo vinho e pela pronúncia italiana. Conseguiu abrir metade dos olhos para se apresentar: “Ai will bi your guide tudei.”

Não sei quantos segundos demorei a processar o significado divino de me passear pela sede católica mundial conduzida por uma italiana com os copos.

No fundo, funcionou como em qualquer doutrina. Antes que me questionasse muito, um grito sério de ordem: “Andiámo!”.

Como numa passagem bíblica, levantei-me e andei. Não vos sei explicar o comando matriarcal que aquele verbo convocava.

Do Vaticano, não fiquei a saber mais do que sabia. A ela, pouco lhe interessava. Mas a cada paragem aleatória pelos museus, – que ela própria definia, algures a falhar um símbolo da história da arte ocidental - o resto daquela energia existencial toda investida numa única palavra: “And

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ