Economia

Eis que o 13 é o número da sorte... para a construção

21 mar 2016 00:00

À décima terceira quebra sector inverte tendência

eis-que-o-13-e-o-numero-da-sorte-para-a-construcao-3440

Os mais recentes dados divulgados pela Federação Portuguesa da Indústria da Construção e das Obras Públicas (FEPICOP) são animadores.

Após 13 anos de quebras, o sector da construção está a inverter a tendência.

Em 2015, revela a FEPICOP, verificou- se um crescimento de 3% do valor bruto de produção do sector da construção, em resultado da evolução positiva de todos os seus segmentos de actividade.

Assim, salienta a federação, registou- se um aumento de 5% no segmento da construção residencial, 5,1% no segmento da construção de edifícios não residenciais e 1% nos trabalhos de engenharia civil.

“A evolução positiva do sector da construção em 2015, que se segue a 13 anos consecutivos de quebras do seu volume de produção, reflectiu-se nos crescimentos de 4,1% do investimento em construção e de 3,7% do valor acrescentado bruto das empresas de construção (de acordo com os valores das contas nacionais trimestrais disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística).

Quanto ao emprego na construção, demonstram os dados divulgados pela federação, “acompanhou o aumento da produção, com um crescimento de 0,6% em 2015. A crescer esteve também o consumo de cimento (+6,9%), nota a FEPICOP. ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo