Sociedade

Educação Física volta a contar para o acesso ao ensino superior

14 mai 2018 00:00

Em vigor a partir do próximo ano lectivo, a medida divide opiniões.

educacao-fisica-volta-a-contar-para-o-acesso-ao-ensino-superior-8659
Maria Anabela Silva

A nota de Educação Física vai voltar a contar para a média de acesso ao ensino superior. A mudança entrará em vigor já no próximo ano lectivo, abrangendo os alunos que entrarem para o 10.º ano.

E, tal como aconteceu em 2012 quando, por decisão do então ministro da Educação Nuno Crato, a avaliação à disciplina deixou de entrar no apuramento da nota de acesso, também agora a inversão da medida divide opiniões.

Formado em Educação Física e presentemente a dar aulas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria, José Amoroso aplaude a decisão do actual ministro, considerando que vem “reparar um erro” do passado recente.

Sem saúde e sem actividade física somos um pouco mais pobres. Todas as disciplinas contribuem para o desenvolvimento de cidadãos mais completos. Pelo que, não faz sentido a discriminação de áreas como a Educação Física e as expressões artísticas”, defende o docente, para quem era um “absurdo” que, sendo obrigatória, a disciplina não contasse para a média de acesso ao ensino superior. “Que mensagem estávamos a passar aos alunos? De que não valia a pena esforçarem-se?”, questiona o investigador.

Esse não é, no entender do presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), o foco da questão. “Não é pelo facto de contar para a nota que a Educação Física vai ser mais valorizada pelos estudantes. Isso consegue-se com motivação e incutindo o gosto pela disciplina nos alunos, o que passa também por saber de que modo está a ser dada e se os seus programas fazem sentido”, alega Jorge Ascenção.

Ao JORNAL DE LEIRIA, o representante da Confap lamenta ainda que, em vez de se debater a mudança do regime de acesso ao ensino superior, se avance com uma medida “avulso”, que irá “impedir muitos jovens de seguir as suas aptidões” porque, apesar do seu desempenho, “não conseguem obter boas classificações a Educação Física”, o que acaba por lhes “descer a média gera

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ