Sociedade

Edifício encomendado por Tomé Feteira a Korrodi em morte lenta

8 jul 2018 00:00

Antiga creche de Vieira de Leiria tem 80 anos.

edificio-encomendado-por-tome-feteira-a-korrodi-em-morte-lenta-8912
Daniela Franco Sousa

A Creche D. Inácia Piedade Sequeira Feteira, edifício projectado por Ernesto e Camilo Korrodi, em 1938, a pedido Lúcio Tomé Feteira, e que recebeu o nome da mãe do ilustre empresário natural de Vieira de Leiria, encontra-se abandonada e em grande estado de degradação.

Além deste edifício, situado na Rua dos Metalúrgicos, na vila da Vieira, também a própria habitação de Lúcio Tomé Feteira, (junto ao Continente e que foi atingida há um ano pelo incêndio florestal), decai a cada dia que passa. “É uma pena”, lamenta Ulrich Hilmer, artista plástico e sobrinho-neto de Lúcio Tomé Feteira, que descreve a creche como “um mar de silvas”.

A mesma “miséria” é o estado em que se encontra a quinta onde morou o empresário, onde “há vidros partidos, portas abertas e entra quem quiser”. Hilmer recorda que o tio tinha a vontade de constituir uma fundação com dois objectivos: beneficência e cultura.

“Mas o meu tio faleceu em 2000, passaram 18 anos, e nada”, repara o artista plástico. “Os seus desejos foram mal conduzidos”, defende o sobrinho do empresário, que não tem conhecimento de nenhuma fundação e nem de tentativas de requalificação do seu património.

Ulrich Hilmer refere que a quinta do empresário tinha, além da habitação principal, piscina, jardins e campos de jogos, garrafeira e vários anexos. Já a creche foi um dos trabalhos encomendados por Lúcio Tomé Feteira aos Korrodi, explicava o arquitecto Miguel Figueiredo, há dois anos, numa reportagem ao JORNAL D

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ