Sociedade

E se naquele pavilhão, naquela freguesia de Tondela, naquele fogo, estivessem crianças?

18 jan 2018 00:00

Se bem que, apressadamente, ainda me vesti, pequei na carteira e só depois me pus a descer as escadas até ao hall do hotel! Lá caí em mim!

Na última escola onde fui professora já havia um Plano de Segurança onde estavam registadas uma série de medidas de autoproteção, destinadas a minimizar ou até evitar os efeitos de catástrofes que pudessem vir a ocorrer naquele estabelecimento de ensino.

Para rotinar e aprender os procedimentos de autoproteção adequados participei empenhadamente nos múltiplos exercícios de simulação que surgiram convencendo-me que estava preparada para agir corretamente, por exemplo, no caso de surgir um incêndio ou um sismo, num qualquer espaço onde me encontrasse, mas não!

Estava eu, em dezembro, num hotel em Washington, quando por volta das duas da manhã, já deitada, eis que um alarme toca acompanhado de um aviso sonoro solicitando, por causa do surgimento de um foco de incêndio, a imediata saída dos hóspedes, dos quartos para o exterior do edifício. E o que fiz eu?

Dotada desde que me conheço de um olfato apurado e perante a inexistência de um qualquer odor a queimado, desde abrir a porta do quarto para ver o que se passava a ligar para a receção e para o quarto de um amigo, num outro andar, só fiz asneiras!

Se bem que, apressadamente, ainda me vesti, pequei na carteira e só depois me pus a descer as escadas até ao hall do hotel! Lá caí em mim!

À minha frente encontrei dezenas de pessoas em trajes de dormir, algumas aconchegadas em casacos ou cobertores que se percebia terem sido recolhidos à pressa e em traje de passeio e de carteira penso que apenas e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ