Sociedade

Duas pessoas constituídas arguidas após buscas na Câmara de Pedrógão Grande

20 mar 2018 00:00

Funcionários são suspeitos de desviar 30 mil euros dos cofres da autarquia.

duas-pessoas-constituidas-arguidas-apos-buscas-na-camara-de-pedrogao-grande-8366

Duas pessoas foram hoje constituídas arguidas e estão a ser investigadas por eventual crime de peculato na sequência de buscas realizadas na Câmara de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.

“Confirma-se a realização de buscas no âmbito de um inquérito que corre termos no Ministério Público do DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Leiria e onde se investiga a eventual prática do crime de peculato. O inquérito tem dois arguidos constituídos”, disse à Lusa a mesma fonte.

Três trabalhadores do município de Pedrógão Grande foram hoje suspensos no âmbito de uma investigação ao desvio de pelo menos 30 mil euros da autarquia, disse o presidente da Câmara, Valdemar Alves, à agência Lusa.

Os funcionários suspensos pertencem ao serviço de contabilidade da Câmara de Pedrógão Grande e sobre eles recaem indícios de "apropriação indevida de dinheiro" deste município, afirmou Valdemar Alves, indicando que elementos da Polícia Judiciária (PJ) estiveram hoje na sede da autarquia.

A queixa ao Ministério Público foi apresentada pelo revisor oficial de contas da Câmara Municipal e pelo próprio presidente do executivo, já depois das autárquicas de 1 de Outubro, em que Valdemar Alves foi eleito para um segundo mandato, desta vez em listas do PS, após ter exercido funções durante quatro anos pelo PSD.

"Ainda não sabemos ao certo o valor" do desvio, mas será "acima de 20 a 30 mil euros", adiantou o autarca.

Valdemar Alves, antigo inspector da PJ, disse que uma auditoria em curso deverá permitir conhecer com mais rigor o montante e outros detalhes relativamente ao dinheiro em falta nos cofres da autarquia.