Sociedade

Doze nadadores-salvadores reforçam vigilância na praia do Pedrógão

12 jun 2017 00:00

Durante o Verão haverá ainda uma ambulância pronta a intervir.

doze-nadadores-salvadores-reforcam-vigilancia-na-praia-do-pedrogao-6609

Doze nadadores-salvadores vão reforçar a vigilância durante a época balnear neste Verão na praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, com a instalação de sete postos.

A autarquia informa, em nota de imprensa, que o reforço de vigilância vai abranger uma frente de praia com mais de um quilómetro de areal, dividido por três áreas. 

Com o início da época balnear marcado para o próximo dia 15 de Junho, nos meios previstos no Plano Integrado de Segurança, contam-se 12 nadadores-salvadores, uma moto de água para salvamento marítimo, uma moto 4x4 para assistência a banhistas, e uma torre de coordenação e vigilância. 

O Município de Leiria refere ainda que a ambulância de socorro com tripulação, equipada com desfibrilhador automático externo (DAE), estará presente ao fim-de-semana, de 10 Junho a 30 de Junho, permanência diária nos meses de Julho e Agosto, e ao fim-de-semana de 3 a 18 de Setembro. 

Distribuição de folhetos de sensibilização e recomendação e ainda a sinalização adequada das zonas de banhos e zonas não vigiadas fora das zonas concessionadas são outras das medidas preconizadas. 

“O Município de Leiria fez este ano um esforço adicional no sentido de alargar a área abrangida pela Bandeira Azul, sendo a sua aprovação a confirmação das excelentes condições que esta praia oferece aos banhistas”, afirmou o vereador do Ambiente na Câmara de Leiria, Ricardo Santos, citado na nota de imprensa. 

O autarca acrescentou que o objectivo é “melhorar a cada ano que passa de modo a ter uma praia mais sustentável e acessível a todos". 

Ricardo Santos realçou também a grande aposta que tem vindo a ser feita na área da animação, no sentido de afirmar a única praia do concelho de Leiria como um dos mais atrcativos destinos de férias da região. 

A praia do Pedrógão voltou a conquistar a Bandeira Azul, com um aumento da área abrangida, que este ano se estende também ao Casal Ventoso.