Sociedade

Docente de Leiria introduz serviços de acessibilidade no Médio Oriente

3 dez 2015 00:00

Hoje, dia 3 de Dezembro, será um dia histórico no Médio Oriente, pois será exibido, pela primeira vez, um filme inclusivo, no Ajyal Youth Film Festival, a decorrer no Qatar.

docente-de-leiria-introduz-servicos-de-acessibilidade-no-medio-oriente-2616

Hero and the message terá legendagem para surdos em árabe e em inglês, áudio-descrição em árabe e interpretação gestual qatari.

Este trabalho, destinado a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi desenvolvido por Josélia Neves, investigadora de Leiria que lecciona no Translation and Interpreting Institute da Hamad bin Khalifa University, no Qatar, e pelos seus 15 alunos de mestrado em Tradução Audiovisual, que participam pela primeira vez num projecto desta natureza. E isso só foi possível porque, durante o processo de preparação do mestrado, Josélia Neves introduziu duas disciplinas sobre inclusão, uma novidade no mundo árabe.

O entusiasmo dos alunos foi tal que, este ano lectivo, oito estão a desenvolver teses sobre comunicação acessível, a concluir até Julho. “Estão encantados com a descoberta.” A docente revela que sentiram necessidade de introduzir interpretação gestual no filme Hero and the message, porque a maior parte das pessoas surdas no Qatar não sabe ler. “A deficiência aqui é escondida, quase tabu.”