Economia

Distrito tem 11 autarquias que pagam em menos de 30 dias aos fornecedores

24 mar 2016 00:00

Câmaras têm vindo a melhorar prazos de liquidação de facturas

distrito-tem-11-autarquias-que-pagam-em-menos-de-30-dias-aos-fornecedores-3488
Raquel de Sousa Silva

Dos 16 municípios do distrito, 12 registavam no final de 2014 um prazo médio de pagamento inferior a 60 dias, de acordo com os dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) disponíveis no Portal Autárquico, que permitem perceber que de 2013 para 2014 (último ano disponível na totalidade) se registaram melhorias nos prazos.

Nazaré, Bombarral e Figueiró dos Vinhos são as câmaras do distrito com os piores prazos de pagamento, mas também elas têm melhorado. Uma análise da DGAL, relativa ao segundo trimestre do ano passado, e que aponta os municípios que nessa altura ainda pagavam a mais de 90 dias, dá conta que aquelas três câmaras baixaram os seus prazos de pagamento para, respectivamente, 2218, 157 e 106 dias.

Os atrasos nos pagamentos limitam a inovação e perturbam a concorrência entre empresas. A cultura de pagamentos fora do prazo existente em Portugal provoca todos os anos milhares de desempregos, revelou a Associação Cristã de Empresários e Gestores terça-feira, em Leiria.

Quarenta e sete empresas da região aderiram na altura ao Compromisso Pagamento Pontual, iniciativa daquela associação, do IAPMEI e da CIP-Confederação Empresarial de Portugal, que conta já com 650 aderentes. Também as dez câmaras da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra, o Cefim e o Centro Hospitalar de Leiria se juntaram ao movimento.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo