Desporto

Distrito de Leiria volta a ter equipa sénior de basquetebol feminino

15 set 2017 00:00

O Núcleo do Desporto Amador de Pombal reactivou projecto que se tinha ausentado da competição em 2011/12.

distrito-de-leiria-volta-a-ter-equipa-senior-de-basquetebol-feminino-7153

Com o início da temporada 2011/12 chegaram ao fim as equipas seniores de basquetebol feminino no distrito de Leiria. Já tinha sido realizado o sorteio das competições quando o Núcleo do Desporto Amador de Pombal, o único emblema que representava a região nesse escalão etário, se viu forçado a desistir.

A razão? Muitas das atletas foram estudar para fora, outras tiveram alterações significativas da situação profissional, pelo que o compromisso com o treino e com o jogo estava condenado.

Seis anos depois daquela “difícil” decisão, está garantido, surge o regresso. Neste hiato nenhum outro emblema do distrito avançou com um projecto semelhante, o que prova a dificuldade da tarefa. No entanto, dentro das quatro paredes do Núcleo, esta iniciativa é considerada premente e as razões são essencialmente duas.

“Para podermos dar continuidade ao nosso processo de formação, que tão bons resultados a nível distrital e nacional tem tido e, por outro lado, porque várias ex-atletas que saíram de Pombal para prosseguir a carreira académica, regressaram à cidade, já estão a trabalhar e manifestaram esse interesse”, explica Celso Casinha, que é o treinador da equipa, função que acumula, entre outras, com a de coordenador geral do clube.

O Núcleo vai disputar a denominada 2.ª Divisão que, no fundo, representa o terceiro e último escalão do basquetebol feminino em Portugal. O campeonato terá início a 14 de Outubro, mas a época começou a ser preparada com calma, em Maio, até para incutir ritmos de treino a atletas que, entretanto, tinham perdido andamento.

“Algumas jogadoras tiveram a oportunidade de continuar a jogar noutros clubes, como Benfica, Torres Novas, Olivais ou Illiabum, mas outras já estavam sem jogar há algumas épocas e estão a encarar o desafio com muito entusiasmo.”

Pelo menos para já, esta equipa irá jogar tendo como objectivo principal “fidelizar” atletas e, assim, tudo fazer para manter este projecto activo “por muitos anos”. Essa sim, a grande meta desta temporada.

“Nesta primeira época de reactivação não queremos pensar muito em classificações”, explica Celso Casinha, que é, também, director técnico regional da Associação de Basquetebol de Leiria desde 2014/15.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ