Economia

Distrito de Leiria tem mais de mil projectos aprovados no Centro 2020

28 dez 2017 00:00

O investimento elegível associado é superior a 428,6 milhões de euros

distrito-de-leiria-tem-mais-de-mil-projectos-aprovados-no-centro-2020-7877
Raquel de Sousa Silva

Desde que o programa entrou em vigor até ao final de Novembro, o distrito de Leiria viu aprovados 1007 projectos pelo Centro 2020, a que correspondem incentivos de 273,5 milhões de euros.

O investimento associado àqueles projectos é na ordem dos 428,6 milhões de euros, mas na realidade será muito superior, visto que nem todo a despesa é elegível para apoio.

Da análise da listagem disponível no site Centro Portugal 2020, e actualizada a 30 de Novembro, é possível perceber que além dos inúmeros projectos empresariais – com investimento previsto para os mais variados fins, desde o lançamento de novos produtos à inovação tecnológica e à internacionalização, entre outros aspectos - há muitos outros aprovados nas mais diversas tipologias, como por exemplo conservação, protecção e desenvolvimento do património natural, ou desenvolvimento das infra-estruturas educativas e formativas. Inserem-se nesta tipologia os centros escolares em construção em vários pontos do distrito, por exemplo.

Entre os inúmeros projectos do distrito, e na tipologia desenvolvimento das infra-estruturas educativas e formativas, constam por exemplo vários centros escolares: o de Marrazes, Leiria, já em construção, e para o qual foram aprovados fundos de 3,5 milhões de euros, para investimento elegível de 4,2 milhões de euros; o de Porto de Mós, cuja segunda fase já foi, e que contará no total com incentivos de 1,8 milhões de euros; ou o de Atouguia da Baleia, Peniche, para o qual foram aprovados fundos de quase 2,3 milhões de euros.

Leiria, com 346 projectos, é o concelho de toda a região abrangida pelo programa com mais aprovações do Centro 2020. Àqueles projectos está associado um montante de 130,1 milhões de euros de investimento elegível e fundos de 80,3 milhões de euros. Coimbra é o segundo concelho com mais aprovações (206), a que se segue a Marinha Grande (167 projectos aprovados), Aveiro (166) e Águe

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ