Economia

Distrito de Leiria exporta mais de 16 milhões de euros em cutelarias

1 jul 2016 00:00

As vendas de produtos de cutelaria do distrito ao estrangeiro cresceram 13,3% no ano passado. Leiria contribui com quase 40% para o total das exportações nacionais desta indústria.

distrito-de-leiria-exporta-mais-de-16-milhoes-de-euros-em-cutelarias-4534
Raquel de Sousa Silva

Tradição histórica e importância económica. Dois aspectos que se mantêm em Santa Catarina (Caldas da Rainha) onde, tal como na Benedita (Alcobaça), a cutelaria é uma das principais indústrias. São estes, aliás, os concelhos que mais peso têm no total das exportações do distrito no que se refere a produtos de cutelaria que, no ano passado, somaram 16,2 milhões de euros, um crescimento de 13,3% face a 2014. Leiria contribui com quase 40% para as exportações nacionais desta indústria.

“Em Santa Catarina, o sector emprega cerca de 500 pessoas, e se juntarmos a Benedita são, no total, mil postos de trabalho directos”, afirmou Rui Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, sábado passado, na apresentação da primeira edição da Feira Internacional de Cutelaria Artesanal. “A nível nacional, neste sector, é um número que não se compara com nenhuma outra região”, frisa o autarca.

Filipa Norte, gerente da Lombo do Ferreiro, oficina de cutelaria artesanal na freguesia de Santa Catarina, responsável pela organização da feira que se realiza entre hoje e domingo, frisa ainda os postos de trabalho indirectos. “Há toda uma economia que gira à volta da cutelaria”, disse ao JORNAL DE LEIRIA. A feira tem como objectivo “mostrar que há cutelaria artesanal, de autor, e também que Santa Catarina e Benedita são um pólo de cutelaria industrial reconhecida cá dentro e lá fora”.

A gerente da Lombo do Ferreiro diz que tem havido um aumento de pessoas interessadas em aprender a arte de forjar facas, depois de “décadas em que este trabalho esteve um pouco morto”. Agora, regista- se igualmente um crescimento do número de clientes interessados em comprar cutelaria artesanal.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.