Opinião

Dia Internacional dos Museus

16 mai 2019 00:00

A sensibilidade que as autarquias estão a implementar nas respetivas programações culturais, através das mais variadas iniciativas, só faz sentido se todos nós, integrantes de uma determinada comunidade, participarmos.

Em 1977, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento, o ICOM – Conselho Internacional de Museus, criou o Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio.

Para 2019, com base na proposta do ICOM, o tema escolhido foi “Os museus como plataformas culturais – Museus e Cidadania”, numa sintonia entre a identidade local e um contexto que se pretende global, tendo em conta as constantes mudanças que proliferam na sociedade.

E, parte dessa identidade, está bem patente nos museus da nossa região, que nos dão a conhecer o património cultural imóvel, móvel e imaterial.

Visitar um museu é conhecer e ter a possibilidade de dialogar e interagir com a História, seja de um determinado período, tema ou local.

É despertar memórias que nos possibilitam entender a contemporaneidade.

Nos sete concelhos (Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós) que são a área de intervenção do Centro do Património da Estremadura (CEPAE), estão a decorrer, durante vários dias, imensas atividades no âmbito do Dia Internacional dos Museus.

Algumas permitem conhecer de forma diferente os museus e parte do património da nossa região.

Contudo, a sensibilidade que as autarquias estão a implementar nas respetivas programações culturais, através das mais variadas iniciativas, só faz sentido se todos nós, integrantes de uma determinada comunidade, participarmos.

Os museus já não são apenas espaços de exposição de objetos. Hoje, com as novas tecnologias, além da possibilidade de se observar o &

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ