Sociedade

Desrespeito pelos direitos humanos "é uma doença" a espalhar-se no mundo

27 fev 2017 00:00

Diz António Guterres

desrespeito-pelos-direitos-humanos-e-uma-doenca-a-espalhar-se-no-mundo-6004

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, avisou hoje que o “desrespeito pelos direitos humanos é uma doença” que se está a espalhar pelo mundo e sublinhou que a “prevenção deve ser a prioridade”.

O responsável afirmou que o “desrespeito pelos direitos humanos é uma doença” que se está a espalhar pelo mundo e sublinhou que a “prevenção deve ser a prioridade”.

Na sua intervenção na sessão de abertura da 34.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos (CDH), em Genebra, o líder das Nações Unidas chamou a atenção para a necessidade de proteger, em particular, os direitos das mulheres e das crianças, dos refugiados e migrantes, das minorias, daqueles que defendem os direitos humanos e dos jornalistas.

Guterres sustentou que “o desrespeito pelos direitos humanos é uma doença, que se está a disseminar para o norte, sul, leste e oeste” e o Conselho dos Direitos Humanos “deve ser parte da cura.

O nosso mundo está a tornar-se mais perigoso, menos previsível, mais caótico. Multiplicam-se novos conflitos, os antigos nunca desaparecem, e ambos estão mais relacionados com a ameaça de terrorismo global e extremismo violento”, avisou.

Lusa