Viver

'Despacito', 'kizomba' e 'kuduro' a toque de concertina? No Vale da Rosa, claro!

24 ago 2017 00:00

Caranguejeira: Carlos Barbosa ensina método único para tocar instrumento.

despacito-kizomba-e-kuduro-a-toque-de-concertina-no-vale-da-rosa-claro-7038
Jacinto Silva Duro

Carlos Barbosa ensina concertina há 27 anos, na Caranguejeira (Leiria). Em Abril, concretizou um sonho antigo e abriu uma escola de concertinas e acordeão. Passados apenas quatro meses, diz que a sua é a “maior escola de concertinas da região” com mais de 100 alunos.

O mais velho tem a provecta idade de 83 anos e a mais jovem apenas cinco. A razão para o sucesso, além do alegre som do instrumento que cativa todos quanto o escutam, é o método de ensino, único, criado pelo próprio Carlos Barbosa.

E não fique a pensar que as concertinas apenas tocam modas e viras tradicionais portugueses. Os alunos que frequentam a escola que funciona nas instalações do Rancho Folclórico do Vale da Rosa são ases a fazer interpretações de temas como o Despacito ou o velhinho Enola Gay, não desdenhando uma incursão ao território da kizomba e do kuduro.

Tocam até temas que fizeram os anos 80, como Em Playback, de Carlos Paião. O ensino da concertina, por norma, é feito por ouvido, mas como os “povos do sul” são mais duros de tímpano, ao contrário dos portugueses nortenhos, onde o instrumento é popular, Carlos numerou os botões da concertina e a abertura e fecho do

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ