Opinião

(Des)empacotando livros, primeira parte: desordem

19 jul 2018 00:00

Biblioteca desfeita, livros perdidos. Situações dramáticas: necessidades de vender em momentos críticos, litígio por motivo de divórcio, pilhagens nazis.

Nasceu em Berlim, a 15 de Julho de 1892. Foi uma das figuras mais fascinantes do século XX. Filósofo, pensador, escritor, jornalista, crítico literário, guerreiro.

Filho de comerciantes, era um judeu assimilado. Estudou em diversas universidades, doutorou-se. Escreveu, casou-se, viajou, teve um filho, divorciou-se, apaixonou-se, tentou escapar à perseguição de Hitler.

Em Junho de 1940, Paris é ocupada pelos nazis. Walter Benjamin, apátrida e judeu, próximo dos intelectuais da esquerda, residindo na cidade desde 1933, foge para o sul de França. Naqueles sete anos não tinha sido possível deter o avanço do totalitarismo na Europa.

Prepara uma fuga através dos Pirinéus, que o conduziria a Portbou numa tarde de Setembro. Foi aí que, impossibilitado de prosseguir, encontrou a morte [vide o filme de David Mauas,Quem matou Walter Benjamin?, disponível na net).

Pensador, teórico da arte e da política, poeta, é um dos autores mais interessantes e influentes da modernidade. Escreveu sobre um número extraordinário de assuntos. Foi um viajante impenitente.

Os estudos levaram-no de Berlim a Friburgo, Munique, Berna e Francfurte. Depois de 1933, passou temporadas em Moscovo, Marselha, Ibiza, Bergen. Em Paris mudou pelo menos 15 vezes de domicílio.

Com a sua amada biblioteca sucessivamente empacotada e desempacotada. Em 1931 publicou um belíssimo ensaio [Ich packe meine Bibliothek aus, traduzido por João Barrento, Desempacotando a Minha Biblioteca, Edicões Assirio e Alvim, 2004]. Escreve sobre a sua relação com os livros, que as vicissitudes da vida forçaram tantas vezes a interromper e a retomar.

Biblioteca desfeita, livros perdidos. Situações dramáticas: necessidades de vender em momentos críticos, litígio por motivo de divórcio, pilhagens nazis. E o recomeço, a procura obsessiva de outros exemplares, de uma nova colecção. Sísifo.

Numa cart

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ