Opinião

Depois dos Reis

10 jan 2019 00:00

A cidade apagou os brilhos do Natal e ficou um pouco mais escura, talvez um pouco triste, mas entrega-se agora a um calendário propício a novidades de novo ano.

Agora que já passou o Dia de Reis, o último do tempo das festas, terminou uma época repleta de solicitações, atenções, alegrias, partilhas, e encontros; ou também, por vezes, pontilhada por tristezas, desencontros ou mágoas antigas, que por estes dias recrudescem, ganham espaço, e ficam a bailar em silêncio, como lágrimas nos olhos, por entre a agitação da felicidade em volta. Terminaram os dias de excessos.

Dos bons e adoráveis excessos que sempre parecem ser inevitáveis mesmo quando se jura que, desta vez, se irão mesmo evitar.

Terminaram os desejos de Boas Festas no final de todas as conversas, os abraços demorados em cada despedida, a curiosidade de saber e a vontade de contar quem vai chegar de longe para se juntar à consoada, a procura dos presentes mais úteis e dos que apenas existem para que se possa mimar, e os doces carregados de ovos e canela.

Terminaram as férias. Terminaram os dias agregadores de pessoas, deixadas ir em embalos de ternuras, risos fáceis, delicadezas e pequenos perdões, apostadas em não deixar escapar qualquer possibilidade de se sentirem felizes, cientes de que no sorriso dos outros pode sempre vir a crescer o nosso.

Terminaram os dias de louças bonitas, toalhas especiais, receitas de mães e avós, uvas passas, brindes, e propósitos sérios. Passou o Dia de Reis e tudo se aquietou de repente.

A vida voltou ao costume e sabe bem voltar, assim, ao Sol. O ar permanece adocicado e feliz, mas agora há um silêncio quase novo, só para nós.

A cidade apagou os brilhos do Natal e ficou um pouco mais escura, talvez um pouco triste, mas entrega-se agora a um calendário propício a novidades de novo ano.

Para lá dela, os caminhos estão cheios de florinhas amarelas enterra

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ