Economia

De alimentos quase esquecidos a inspiração para novos produtos

5 dez 2018 00:00

O medronho e o chícharo são exemplos de produtos endógenos que durante décadas estiveram quase esquecidos. Agora, servem de base a alimentos de valor acrescentado

de-alimentos-quase-esquecidos-a-inspiracao-para-novos-produtos-9544
Raquel de Sousa Silva

Venda em fresco para supermercados, venda a destilarias para fabrico de aguardente ou venda para a indústria alimentar ou de cosmética.

Estes são alguns dos fins que Bruno Braz prevê para a produção de medronho que a Associação de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares Anexos espera obter dentro de alguns anos da plantação de 85 hectares que está a levar a cabo na freguesia de Campelo, Figueiró dos Vinhos.

O presidente da associação explicou ao JORNAL DE LEIRIA que já estão plantados 45 hectares, depois de conseguido apoio na ordem dos 460 mil euros no âmbito das linhas de reflorestação abertas depois dos incêndios do ano passado. Porquê produzir medronho?

“Porque há mercado”, afirma o dirigente, que admite a hipótese de a associação de compartes vir no futuro a criar a sua pópria destilaria para produzir aguardente de medronho. A pensar na produção e na rentabilização comercial, a associação vai levar a cabo um outro projecto que contempla a plantação de castanheiros e de pinheiro bravo (além de sobreiros), numa área de 110 hectares.

“Produto inovador e com elevada diferenciação nutricional”, pela sua “riqueza em minerais, vitaminas, antioxidantes e ácidos orgânicos”. É desta forma que Rui Lopes apresenta o pão de medronho que desenvolveu em parceria com a Ritus do Pão, de Monte Redondo, Leiria. O produto, já apresentado publicamente, deverá chegar ao mercado no primeiro semestre de 2019.

“A incorporação do medronho numa fórmula de pão de trigo era algo que já vinha a testar há alguns anos”, explicou recentemente ao JORNAL DE LEIRIA, explicando que este é um fruto com “propriedades excelentes”, mas que está sub-aproveitado.

Leguminosa cuja cultura esteve quase moribunda há duas décadas, o chícharo, que na região tem particular expressão em Santa Catarina da Serra (onde no passado fim-de-semana se realizou o festival gastronómico) e no concelho de Alvaiázere, está igualmente a dar vida a novos produtos.

Do licor, às queijadas, passando pelos pastéis e até pelos gelados e pelos bombons, são várias as iguarias que usam este ingrediente como principal matéria-prima.

A Confraria do Chícharo de Alvaiázere está a desenvolver uma receita de raiz, em parceria com a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, com o objectivo de obter um novo produto à base de chícharo, com marca registada. A ideia, explica ao JORNAL DE LEIRIA Paulo Reis, “é inovar e criar algo de nosso que sirva de âncora à promoção loca

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ