Desporto

Daniela Stoffel Cardoso e os Jogos Olímpicos: restam três marchadoras para um lugar

15 abr 2016 00:00

Depois de Ana Cabecinha, também Inês Henriques garantir lugar no Rio de Janeiro. A última vaga vai ser disputada entre a atleta de Pombal, Vera Santos e Susana Feitor.

daniela-stoffel-cardoso-e-os-jogos-olimpicos-restam-tres-marchadoras-para-um-lugar-3748

Em Portugal, ao nível da profundidade de resultados, a prova dos 20 quilómetros de marcha atlética só tem paralelo na maratona.

É que nada menos do que cinco mulheres conseguiram, em tempo útil, obter a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No entanto, assim dizem os regulamentos, apenas três poderão viajar para o Brasil.

Uma das vagas está há muito atribuída a Ana Cabecinha, depois do quarto posto no Mundial de Pequim, no ano passado. A 9 de Abril, mais um lugar foi ocupado.

Quem se sentou na cadeira foi Inês Henriques, quinta e melhor portuguesa no Grande Prémio Internacional de Marcha de Rio Maior, com um novo recorde pessoal (1:29:14 horas).

E o que tem tudo isto que ver com a região? Tudo. É que uma das três atletas que persegue o último passaporte chama-se Daniela Stoffel Cardoso, é de Pombal, representa o Leiria Marcha Atlética e fez a marca de qualificação olímpica no final de Fevereiro.

Em Rio Maior foi 13.ª classificada (1:35:18 horas). “Fiz a prova de uma forma diferente, a primeira parte mais rápida do que o habitual para assegurar uma classificação. Paguei a factura mais tarde, mas consegui ser a terceira portuguesa, por isso estou satisfeita”, explicou ao JORNAL DE LEIRIA.

Daniela Stoffel Cardoso vai disputar a última vaga com duas atletas bem mais experientes: Susana Feitor, que não participou em Rio Maior, e Vera Santos, que desistiu.

A decisão está marcada para 7 de Maio, no Campeonato do Mundo de Nações, em marcha atlética, que se vai disputar em Roma. A melhor das três vai ao Rio. “Acredito nas minhas capacidades mas vai ser muito difícil”, explicou a atleta orientada por Carlos Carmino.