Sociedade

Da Marinha Grande para a Leroy Merlin de Espanha

14 set 2016 00:00

Nuno Filipe dirige os recursos humanos da sucursal desde 2009

da-marinha-grande-para-a-leroy-merlin-de-espanha-4978

É natural de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, mas é em Espanha que reside, desde 2009, ano que se tornou director do departamento de recursos humanos da sucursal da Leroy Merlin naquele país.

Com pouco mais de 40 anos, Nuno Filipe é hoje responsável directo por uma equipa de 45 pessoas numa empresa que já conta com 10 mil colaboradores. Espanhóis e portugueses trabalham de maneira diferente? Sim, salienta o director, reconhecendo que, do lado de cá, há maior versatilidade.

À frente do departamento de recursos humanos de uma enorme empresa, Nuno Filipe explica que para manter motivada a equipa, a estratégia da organização passa por incentivar os colaboradores a tomar decisões, através de uma gestão participativa, sendo que as decisões da Leroy Merlin são realmente resultado da integração e da participação de todos os que nela trabalham.

“A empresa divide os lucros com os seus colaboradores. E, além dessa retribuição directa, 92,7% da sua equipa é accionista do grupo Adeo”, especifica o responsável. Mas a atitude e a responsabilidade individual são, por outro lado, valores indispensáveis para recrutar cada candidato, observa Nuno Filipe.

Quanto a liderar num outro país, o director observa várias diferenças entre a nossa forma de trabalhar e a de nuestros hermanos. “Uma das principais diferenças está relacionada com a própria cultura de cada um dos países”, aponta Nuno Filipe. Ou seja, “na sua maioria, os espanhóis são um povo muito social, muito falador, extrovertido e informal, o que se reflecte na sua forma de trabalhar”.

Já nós, em contrapartida, prossegue o responsável, “temos uma grande capacidade de adaptação e versatilidade, somos mais formais nas relações sociais e, em geral, somos bastante efectivos na acção”. Embora trabalhe fora de Portugal, Nuno Filipe continua a deslocar-se à Marinha Grande com regularidade.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.