Sociedade

A cultura é uma semente que se cultiva em tenra idade

5 mai 2018 00:00

Conhecimento e criatividade são vantagens do contacto com as artes

a-cultura-e-uma-semente-que-se-cultiva-em-tenra-idade-8600
Daniela Franco Sousa

 Literatura, dança, teatro ou música não são formas de expressão artística exclusivas de gente crescida. Muito pelo contrário, é desde muito tenra idade que a criança deve ter contacto com diversificados programas culturais, que promovem o seu conhecimento e incrementam a sua criatividade. E na região de Leiria, são já várias as entidades que desenham a sua oferta cultural a pensar também no público mais novo.

A Arquivo, livraria de Leiria, é um desses exemplos. Susana Neves realça que “a Arquivo tem uma agenda cultural mensal recheada”, sendo que “as actividades para crianças ocupam uma importante fatia da sua programação”. E a oferta é muito diversificada. Passa por: “apresentações de livros, conversas com autores, concertos, oficinas de fotografia, teatro, desenho, visitas dançadas e até exposições patentes no espaço galeria da Arquivo”.

“Por aqui acreditamos que a cultura e a arte são fundamentais para o processo educativo, seja qual for o domínio das diferentes formas de cultura e de arte”, salienta Susana Neves. Além de outras iniciativas, de carácter esporádico, a Arquivo promove algumas actividades de forma regular, uma vez por mês ou de dois em dois meses, destinadas ao público mais novo.

É o caso do Concerto Pequenos Artistas da SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos). Todos os primeiros sábados de cada mês, a SAMP dinamiza pequenas audições com duração de 30 a 40 minutos na Livraria Arquivo. Participam alunos de todas as classes de instrumento da Escola de Artes SAMP, com especial incidência em alunos até aos 15 anos de idade. “Estes 'Pequenos Artistas' enriquecem as tardes culturais da Arquivo com os seus instrumentos, cada um ao seu estilo” e a entrada é gratuita, refere Susa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ