Sociedade

Crianças dos Marrazes vão esperar mais um ano pelo centro escolar

16 jun 2018 00:00

Câmara de Leiria terá de fazer novo concurso público

criancas-dos-marrazes-vao-esperar-mais-um-ano-pelo-centro-escolar-8807
Maria Anabela Silva

Para quem ainda tinha dúvidas, está confirmado: As crianças dos Marrazes não vão, ao contrário do que estava previsto, iniciar o próximo ano lectivo no novo centro escolar. As obras, adjudicadas por quase cinco milhões de euros, estão paradas há mais de um mês e assim vão continuar.

A Câmara de Leiria aprovou, na terça-feira, a intenção de romper o contrato com o empreiteiro, o que irá implicar a abertura de um novo concurso público. “Não há dúvidas que [o centro escolar] não vai abrir este ano lectivo”, assume Ricardo Santos, vereador das Obras Municipais, frisando, contudo, que a Câmara é “totalmente alheia” a esta situação.

“Apesar de sabermos que o empreiteiro já tinha problemas noutros municípios e de já ter revelado dificuldades aquando da construção do novo centro de saúde de Cortes, estávamos de mãos atadas, até porque as orientações do Tribunal de Contas são para que as adjudicações se façam pelo critério do mais baixo preço”, alega o vereador.

O autarca explica que, no último ano, a obra foi sofrendo atrasos, com a Câmara a “desencadear” reuniões com o empreiteiro para tentar “ultrapassar” a situação.

“No imediato reforçava os trabalhos, com recurso a subempreiteiros, mas as dificuldades foram crescendo, o que fez com que abandonasse a obra”, acrescenta o vereador, segundo o qual apenas estar&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ