Opinião

A criação da zona livre de comércio continental africana

12 abr 2018 00:00

Espera-se agora que os Parlamentos nacionais ratifiquem estes acordos de modo a que em 2020 a ZCLC esteja a funcionar, visando a constituição de um mercado comum e de união económica e monetária até 2028.

No passado dia 21 de Março, na Cimeira Extraordinária da União Africana, 44 países africanos, de um total de 55 existentes, assinaram o acordo constitutivo da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC).

Na mesma Cimeira foi assinado por 30 países o protocolo que prevê a livre circulação de pessoas neste mercado único que, com os 55 países, integra 1,2 mil milhões de consumidores (mais do dobro da União Europeia) e gera um PIB combinado de 3,4 biliões de dólares americanos semelhante, por exemplo, à ASEAN, segundo a União Africana (nem sempre os números batem certo, conforme as fontes).

A estas iniciativas, junta-se o recente acordo para avançar com a primeira fase do mercado único africano de transportes aéreos, subscrito por 12 países, até agora.

Espera-se agora que os Parlamentos nacionais ratifiquem estes acordos de modo a que em 2020 a ZCLC esteja a funcionar, visando a constituição de um mercado comum e de união económica e monetária até 2028, incluindo a criação de um Passaporte Único

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ