Opinião

Coração amigo

16 mai 2019 00:00

É o motor que dá movimento ao sangue e o seu mau funcionamento acarreta uma circulação deficiente que causa danos e distúrbios nas funções dos tecidos e órgãos do corpo humano.

Maio é o mês do coração, em que se reforça a importância deste poderoso órgão do corpo humano e se insiste nos cuidados e medidas que cada cidadão pode e deve ter para promover a sua boa saúde e prevenir as suas próprias doenças.

Coração, um músculo do tamanho de um punho fechado, é o órgão principal do aparelho circulatório, propulsor do sangue para todo o organismo através de um sistema fechado de canais, que são as artérias e veias.

É o motor que dá movimento ao sangue e o seu mau funcionamento acarreta uma circulação deficiente que causa danos e distúrbios nas funções dos tecidos e órgãos do corpo humano.

Mas se a ele popularmente se atribui o lugar da alma, dos sentimentos e das faculdades afectivas, do carácter, da bondade, da generosidade, do amor – “tem bom coração”, “é um homem de coração”, “com o coração nas mãos” – importa também salientar que como órgão físico que é, o que cada um de nós pode fazer de bom por ele.

Se vivêssemos uma vida mais saudável e levássemos a sério os avisos, muitas doenças cardíacas poderiam ser evitadas ou, pelo menos, as suas consequências diminuídas.

Nesta luta nada fácil para a manutenção de um coração saudável, os maiores factores de risco são a tensão arterial elevada, as gorduras no sangue (dislipidémia), o tabaco, a diabetes, o excesso de peso (obesidade), a inactividade física (sedentarismo), e o stress (vida agitada e emoções fortes).

As doenças cardí

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ