Sociedade

CIMRL investe 2,6 milhões de euros no combate ao insucesso escolar na região de Leiria

9 mar 2018 00:00

O “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria” resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020.

cimrl-investe-26-milhoes-de-euros-no-combate-ao-insucesso-escolar-na-regiao-de-leiria-8290

O projecto Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, que já está em marcha nos municípios associados, através da contratação de equipas multidisciplinares, e que se prolonga até 2020, foi aprovado pelo Programa Operacional Centro 2020, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Em nota de imprensa, a CIMRL informa que “assume a educação como um factor estratégico para o desenvolvimento sustentável da região, com o objectivo de promover processos de articulação e complementaridade que permitam, às crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, num total de cerca de 15 mil alunos, o acesso a um conjunto de actividades complementares, capazes de fomentar a igualdade de oportunidades, promover a redução do abandono escolar e o sucesso educativo e desenvolver todo o potencial de aprendizagem dos alunos”.

As várias acções previstas na candidatura estão a ser preparadas para terem início em Setembro de 2018. Entre as actividades previstas estão intercâmbio de experiências para conhecimento de iniciativas diferentes de promoção do sucesso escolar, sensibilização para a promoção da saúde dos alunos, acções de expressão musical, ciência e tecnologia e empreendedorismo, bem como a aquisição de equipamentos tecnológicos para as escolas do ensino pré-escolar e 1.º ciclo.