Viver

CIBA: espaço remodelado e nova informação a partir de Dezembro

25 nov 2017 00:00

Obras anunciadas hoje durante evento de apresentação da marca de vinho Aljubarrota

ciba-espaco-remodelado-e-nova-informacao-a-partir-de-dezembro-7675
Raquel de Sousa Silva

O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), em São Jorge, concelho de Porto de Mós, vai receber obras nos núcleos expositivos, que depois disso passarão a ter outra disposição e nova informação.

O anúncio foi feito hoje, durante uma visita ao espaço, inserida no evento de lançamento do vinho de Aljubarrota, resultado de uma parceria entre a Fundação de Aljubarrota e a Quinta de S. Sebastião, de Arruda dos Vinhos.

Aos jornalistas, Alexandre Patrício Gouveia, presidente da Fundação, responsável pelo CIBA, explicou que o espaço vai estar fechado entre 10 e 20 de Dezembro para obras de remodelação, na sequência das quais o público passará também a ter acesso a informação nova.

Agora, quem visita o espaço vê primeiro um filme sobre a batalha que teve lugar naquela zona a 14 de Agosto de 1385, entre os exércitos dos reis D. João I e D. Juan I, de Castela, e só depois percorre o núcleo expositivo. Depois das obras, passará a ser ao contrário.

O CIBA já foi visitado por mais de 300 mil pessoas desde a sua inauguração, em Outubro de 2008, mas o objectivo é aumentar estes números. Para isso deverá contribuir o novo vinho apresentado hoje, de nome Aljubarrota. “O nosso objectivo é sobretudo despertar o interesse das pessoas pela batalha de Aljubarrota e despertar-lhes a vontade de visitar o centro de interpretação”, diz Patrício Gouveia.