Sociedade

Cercilei organiza 9.º Encontro na Diferença com enfoque para o “caminho” dos jovens com deficiência

16 fev 2018 00:00

Acção de formação acreditada conta com especialistas reconhecidos.

Foto: CML

A Cercilei - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Leiria organiza nos dias 1, 2 e 3 de Março a nona edição do Encontro na Diferença, cujo o tema deste ano é Pela estrada fora eu vou...

O evento, que decorrerá no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, irá dedicar três dias ao percurso que o jovem com deficiência e sem autonomia faz ao longo da sua vida. 

Maria José Damásio, vice-presidente da Cercilei, explicou hoje, em conferência de imprensa, que o primeiro dia do evento terá uma abordagem “mais generalista”, sendo o segundo dia “mais dirigido para os jovens que não conseguem caminhar sozinhos pela ‘estrada fora’”. 

No último dia do encontro, que dá acreditação a professores e auxiliares de acção educativa, irá abordar-se “a autonomia que se pode dar aos jovens e as formas como estes poderão caminhar sozinhos na vida, nos seus projectos”. 

“Os professores e técnicos superiores estão ávidos de saber o que há de novo na área dos diferentes síndromes. Por isso, procuramos trazer os técnicos que estão mais atualizados dentro do tema. Por exemplo, está presente Helena Serra [presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas], para abordar a sobredotação e dislexia”, acrescentou Maria José Damásio.

A participação tem um custo de 17 euros.

Criada em 1976, a Cercilei apoia neste momento cerca de 700 pessoas nas diferentes valências da instituição, que tem projetada a construção de um novo lar residencial para breve.