Saúde

Centro Hospitalar de Leiria associa-se à Brisas do Lis Night Run pela luta contra o cancro

20 fev 2018 00:00

Amanhã, quarta-feira, Leiria caminha e corre contra o cancro

centro-hospitalar-de-leiria-associa-se-a-brisas-do-lis-night-run-pela-luta-contra-o-cancro-8164

Esta quarta-feira, dia 21, a partir das 21 horas, na Praça Rodrigues Lobo, o Centro Hospitalar de Leiria associa-se à Brisas do Lis Night Run na luta contra o cancro. O percurso, corrida ou caminhada, passará pelo Hospital de Santo André, marcando esta parceria entre o Centro Hospitalar e o NEL (Núcleo de Espeleologia de Leiria)/Pédatleta.

Esta iniciativa é um dos eventos que decorrem ao longo do mês de Fevereiro, e surge da equipa do Hospital de Dia do CHL em colaboração com o Serviço de Oncologia, "como forma de homenagear os utentes e todos os doentes de cancro em Portugal, a alertar que todos podemos fazer mais pela nossa saúde", explica Alcina Ponte, directora deste serviço, cotada numa nota de imprensa.

"Depois de mais de 300 pessoas na caminhada de 4 de Fevereiro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, esperamos conseguir juntar muitos utentes e amigos, caminhando ou correndo por esta causa", acrescenta Alcina Ponte.

À semelhança dos restantes países europeus, Portugal tem registado um aumento progressivo do número de novos casos de cancro, mas graças à rápida evolução dos tratamentos oncológicos, prevenção e detecção precoce, a sua cura e a sobrevivência com qualidade de vida é uma realidade cada vez mais evidente, refere o CHL na nota de imprensa.

A prevenção primária (promoção de comportamentos saudáveis e vacinação) e a prevenção secundária (diagnóstico precoce, por exemplo através da adesão aos programas de rastreio) são as medidas mais eficazes para reduzir a incidência do cancro, ou aumentar a taxa de sucesso do tratamento.

O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento. As patologias tratadas são essencialmente do foro oncológico, como tumores do aparelho digestivo, urológico, do pulmão e da mama, e patologias autoimunes do foro neurológico, digestivo, reumatológico e dermatológico.

A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e caraterísticas de cada utente e do seu contexto sócio-familiar.