Sociedade

Centro histórico de Torres Vedras ganha vida com pólo universitário do Politécnico de Leiria

21 jul 2017 00:00

Habitações e vários espaços do centro histórico de Torres Vedras vão ser transformados em alojamento ou salas de aula para estudantes de cursos superiores que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai abrir em Setembro.

centro-historico-de-torres-vedras-ganha-vida-com-polo-universitario-do-politecnico-de-leiria-6869

A Câmara de Torres Vedras e o IPL formalizaram ontem, dia 20, uma parceria que "vai transformar o centro histórico num bairro universitário", onde os alunos vão ter aulas em diversos espaços e ficar alojados em habitações, afirmou o presidente da câmara, Carlos Bernardes.

"As ruas do centro histórico vão ser os corredores da nossa escola, porque vamos ter salas espalhadas pelo centro histórico", explicou Nuno Mangas, presidente do IPL.

Com estes cursos, a parceria vai permitir "trazer o ensino superior público para Torres Vedras", cidade onde até agora só existia uma instituição privada de ensino superior.

Com o projecto, a autarquia pretende fixar jovens ao território e dinamizar o centro histórico, onde existe diversos espaços comerciais desocupados ou devolutos e responder às necessidades de emprego e de qualificação das 10 mil empresas do concelho.

O IPL tem, até 11 de Agosto, abertas candidaturas para cinco cursos superiores técnicos: apoio à Gestão, Inovação e Tecnologia Alimentar, Intervenção Social e Comunitária, Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial e Programação de sistemas de Informação.

Os cursos vão funcionar, a partir de Setembro, em regime diurno durante dois anos e vão ter cada um cerca de 20 vagas.

"Vamos começar com cursos que hoje já temos a funcionar m três das nossas escolas, que estão testados, e que foram escolhidos em função da dinâmica empresarial de Torres Vedras", esclareceu o presidente do IPL.

A cerimónia de assinatura do protocolo foi presidida pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, que sublinhou a importância de o projecto contribuir para a qualificação dos jovens, para a criação de emprego e para o alargamento da investigação científica.

"Ainda temos um número considerável de jovens que abandona o sistema de ensino aos 18 anos", lembrou o governante.

As aulas vão decorrer em instalações do LabCenter, do Fórum das Associações e da Cooperativa de Comunicação e Cultura, localizadas nessa zona da cidade.

Dos quatro semestres, o último é dedicado ao estágio em contexto laboral.

A partir também de Setembro, os estudantes vão dispor de alojamento em habitações do centro histórico, que vão ser transformadas em residência universitária.

Além dos cursos técnicos, o IPL prepara-se também para, no último trimestre do ano, abrir candidaturas para duas pós-graduações - Gestão Cultural e Wine Business- que vão começar no primeiro trimestre de 2018 em Torres Vedras.

Torres Vedras possui 12.500 alunos, desde o jardim-de-infância ao ensino secundário.

O IPL dispõe de uma oferta de 39 cursos superiores tecnológicos, espalhados pelas suas diversas escolas, em que estão matriculados 1691 alunos, 470 dos quais são bolseiros.

De acordo com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior, 11 mil estudantes frequentaram este ano lectivo 400 cursos de curta duração no País.

Lusa