Economia

Centimfe ajuda Renault Cacia a desenvolver novo produto

15 dez 2017 00:00

Parceria é “muito desafiante e muito interessante", diz director-geral do centro tecnológico da Marinha Grande

centimfe-ajuda-renault-cacia-a-desenvolver-novo-produto-7821
Raquel de Sousa Silva

A Renault Cacia, uma das maiores produtoras de componentes para automóveis do País, está a desenvolver um projecto em parceria com o Centimfe (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas e Plásticos) para investigar a aplicabilidade de materiais poliméricos a componentes produzidos na sua fábrica próxima de Aveiro.

O projecto, que implica um investimento de 820 mil euros, apoiado pelo Compete 2020 em cerca de metade, deverá estar concluído até Setembro de 2019.

“Estamos a usar as nossas competências de engenharia e desenvolvimento para produzir num material plástico uma bomba de óleo, que é tradicionalmente fabricada em metal”, explica ao JORNAL DE LEIRIA Rui Tocha, director-geral do centro tecnológico instalado na Marinha Grande, para quem a Renault Cacia “reconheceu as competências, em termos de materiais e de engenharia, do Centimfe”.

O que está em causa neste projecto é a investigação de soluções para o desenvolvimento de uma nova bomba de óleo, que actualmente é inteiramente metálica, baseada em materiais poliméricos que permitam a redução de custos de produção, por um lado, e a redução das emissões de CO2, por via da diminuição do peso daquele componente, por outro lado.

“A bomba de óleo, e particularmente a sua tampa, é um componente crítico do motor de combustão interna, sabendo-se que a sua performance está intimamente relacionada com o desempenho e resistência ao desgaste dos seus componentes, e que esse desgaste pode contribuir para a contaminação do sistema de lubrificação do motor e para a sua falha, conduzindo a avaria grave”, disse ao Jornal Económico fonte ligada ao processo.

O consórcio irá conceber e desenvolver soluções para substituir a actual peça metálica por uma nova peça de base polimérica ainda não existente no mercado. O projecto tem “elevado potencial de retorno com a comercialização da tecnologia desenvolvida, particularmente porque a empresa tem acesso privilegiado ao principal mercado alvo deste desenvolvimento”, acrescenta aquele jornal.

Rui Tocha afirma que para a equipa do Centimfe a parceria com a Renault Cacia é “muito desafiante e muito interessante, pois permite mostrar à indústria que deve recorrer mais ao centro e desafiá-l

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ